João

João

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Livros Eletrônicos















Canto de Natal


"O teu Natal seja ameno,
alegre, com vinho e pão.
Na mente o berço de feno,
o Cristo no coração."








Leveza do Soneto




Seus poemas cursam distintos estuários, o dos 14 versos hugonianos, ele que é sonetista exímio, e o dos poemas soltos, em que se identifica com as modernas correntes. 







 Canto de Amor e Louvor a Pindorama



É vinte e dois de abril, as caravelas vem do alto mar e alcançam Pindorama. Ancoram a distância. A vista inflama o entusiasmo nauta. Das procelas temíveis, das temíveis calmarias, os marujos trouxeram fantasias (...)







Sertão, Luz e Luzerna


Entram os contos de sertão e pouco mais; as histórias iluminadas, inspiradas no extraordinário.







Cantigas de Fuga ao Tédio


A cantiga é uma das mais belas manifestações da poesia em todos os tempos. "Canto porque o canto existe/ e minha vida está completa./ Nao sou alegre nem sou triste/ sou poeta", registra Cecília Meireles...







Solidariedade


"O caçador e as pombas! Dói. Há, entretanto, a desculpa de que a ave sacrificada servirá de alimento a seus filhos. Será justo - o outro, entretanto - o abate de uns em benefício de outros?"







O Crime da Farmácia


João Justiniano da Fonseca aventura-se pelo terreno escorregadio da novela policial e o resultado é uma trama bem urdida, surpreendente com a narrativa fluente e gostosa de ser lida que lhe é característica.







Memórias de Pedro Malaca



A matéria prima deste romance é o ser humano, que, independentemente do meio em que viva, não muda em suas mais íntimas aspirações, desejos e necessidades e busca tão somente sobreviver. 






Crônica dos Deuses


"Estamos no monte de Nebo, bem no alto de Fasga. Aqui é a última visita do Senhor a Moisés, Sua derradeira fala, as declarações finais, apoteose." Assim começa João Justiniano sua interpretação da história de Moisés...






Rio Grande do Sul


"Rio Grande do Sul, se se pudesse um ninho de afeto construir, de chimarrao, de vinho, seria uma delícia ergue-lo nos meus braços..."
 






Coleção "Poetas em Férias" - Sonetos








Brados do Sertão


"É, em tese, a história de famílias e famílias nordestinas, a história do próprio Nordeste, vista pelo poeta que também foi retirante." 






Aquele Homem


"Em uma festa de aniversário, depois da terceira dose de uísque, (...) um amigo me deu um pequeno fiapo (ponha o leitor o polegar separado do indicador um centímetro e diga - deste tamanho). Contou a história...." 






Cacimba Seca


"Sem pretender uma ficção histórica, mas antes acompanhar a trajetória do homem, João Justiniano, através de Domingos de Afonseca e Azevedo, levanta o desbravamento da caatinga e a fundação da Aldeia das Rodelas..."
 






Terra Inundada


"Seus dramas sertanejos têm muito de tragédia grega. A força criativa já revelada em "Cacimba Seca", (...), confirma-se nesse "Terra Inundada"..." (Wilson Lins) 
 






Grilagem


"O grileiro, eu conheço, é um criminoso impune, um gatuno de espécie a mais abjeta e ignara, que prova em seu favor e em seu favor reúne a polícia que ajuda e a justiça que ampara".







Safiras e Outros Poemas


A edição gráfica deste livro data de 1960 e corresponde à minha primeira publicação. (...) Nele há de tudo - poesia tradicional, vezes cheirando a romântico, vezes conformada ao parnasiano. 







Sonhos de João


"Eis de volta ao público o poeta,  trazendo mais um de seus brilhantes trabalhos que há de ser uma outra parcela de valor destinada a aumentar e enriquecer o seu já notável agregado de sucessos." (A. de Carvalho Melo)







Sonetos de Amor e Passatempo


"Neste livro, João Justiniano da Fonseca confirma-se como sonetista seguramente exercitado no manejo do verso métrico." 






Rodelas - Curraleiros, Índios e Missionários


"O livro (...) representa como que o cumprimento de seu dever de filho para com o torrão natal. Entendeu que lhe cumpria escrever a história do seu município." (Jorge Calmon)







  A Vida de Luiz Viana Filho


"Luiz Viana Filho é, por si, um título de glória para o nosso país", diz Austregésio de Athayde. E Josué Montello o chama de "o mais polido de seus contemporâneos, o mais civilizado dos brasileiros. Íntegro. Superior. Obra-prima do bom gosto de Deus".






Luiz Viana Filho - Política de Oposição e Defesa da Bahia


"Isto é um resgate. Sessenta e um anos de folha e prensa deixou Luiz Viana Filho no jornal A TARDE. Somem-se os quatro anos do Diário da Bahia, para fechar os sessenta e cinco de jornal."







Luiz Viana Filho, O Jornalista

 
João Justiniano da Fonseca resgata nesta antologia um painel vivo e atualizado de um período de nossa História. Obra de referência obrigatória para quem desejar entender nosso pais e sua política.







No Correr do Tempo - Memórias


     "João Justiniano da Fonseca.
     Rodelas, na Bahia. Velho Chico.
     Ilha, canoa, cana, rapadura.
     Fazenda na caatinga, boi e vaca."








O Círculo da Vida
 Duas glosas e treze coroas de sonetos



"Para receber críticas e cipoadas é este trabalho. Sem queixas, sem constrangimento.Quem escreve bobagens há de estar preparado para conhecer os reclamos de quem lê."






A Vida do Poeta - Sonetos


"A vida do poeta é uma flor entreaberta, uma esperança, um canto, a ilusão pressentida, o gosto do trabalho e da vitória certa, e, com certeza a dor, que robustece a vida."







Canto Menor em Redondilha Maior


"Nunca olhes para trás,
olha à frente, sê capaz
de pensar que o mal passou.
Com certeza hás de chegar
aos oitenta sem cansar
igual assim como estou."







Bordar o Canto de Luz


"Borda de luz de arrebol e um pouco de meio-dia sob o teu chapéu de sol. Uns raios da Ave Maria... - Borda teu canto de fé!" Assim João Justiniano inicia seu bordado poético repleto de lirismo, amor e paixão.







Memorial Dulcina Lima


"Dulcina Lima é uma das glórias maiores de Rodelas. Há outras, de grandeza equivalente. Nenhuma, entretanto que renunciasse a tudo seu para servir à terra natal."







A Colonização e o Massacre


"A abordagem histórica do Povo Guarani, amplamente trabalhada pelos autores contemporâneos, é superficial, e visa somente destacar o massacre a que foi submetido o nativo brasileiro de norte a sul..."







 A Lenda do Menino Triste


"Este trabalho serviria como mais uma carinhosa homenagem ao meu chão natal, de certo a última, e aos gaúchos entre os quais tive amigos hoje residentes na eternidade, salvo uns poucos..."







As Criancinhas de Deus
(Celibato e Pedofilia na Igreja)


"A criança perplexa, olhava sem pranto e sem ação, talvez sem sentido. Inês a tomou pelo braço, ergueu-a, recompôs-lhe as roupas meio rasgadas, abraçou-a fortemente."






Vida, Amor e Longevidade - Sonetos


"Em poesia especialmente, sobretudo nos sonetos sou repetidamente o meu eu. Nada mais a dizer. Aqui estou de alma e coração para os poucos que me lêem no hoje."







Contos, Crônicas e Lorotas - Prosa


"O regionalismo de João talvez seja um dos mais representativos da literatura brasileira, graças a sua familiaridade com a historiografia e sua habilidade como ficcionista."







Crônicas e Recados - Prosa


"Alguns dos trabalhos aqui apresentados valem como se escritos hoje. Ocorrências que se repetem continuamente, problemas que se revivem quase diariamente e assim, permanecem."










 


















 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário